Trabalho De Biologia Liliane
Liliane Cezar Zapulla Xavier
TECIDO MUSCULAR
Curitiba
2015
Liliane Cezar Zapulla Xavier
TECIDO MUSCULAR
Curitiba
2015
índice de ilustrações
Imagem1: Tipos de tecidos Musculares 5
Imagem 2: Músculo Esquelético 6
Imagem 3: Músculo Esquelético 7
Imagem 4: Músculo Cardíaco 8
Imagem 5: Músculo Cardíaco 8
Imagem 6: Músculo Liso 10
Imagem 7: Músculo Liso 10
Imagem 8: Representação da Contração Muscular 11
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 CLASSIFICAÇÃO DO TECIDO MUSCULAR 5
2.1 Músculo esquelético 6
2.2 Músculo cardíaco 7
2.3 Músculo Liso 9
3 CONTRAÇÃO DO TECIDO MUSCULAR 11
4 FIBRAS BRANCAS E VERMELHAS 12
5 CONCLUSÃO 13
6 Bibliografia 14
1 INTRODUÇÃO
O trabalho irá abordar o tecido muscular seus tipos de células, as proteínas que estão presentes, como ele são formadas, e como se comportam na contração muscular. A contração muscular será um assunto de grande ênfase visto que é a principal função deste tecido.
A classificação e os tipos de fibras serão exemplificados através de várias imagens que serão disponibilizadas ao longo do trabalho.
2 CLASSIFICAÇÃO DO TECIDO MUSCULAR
O tecido muscular se caracteriza por ter várias células especializadas em contração. Essas células são alongadas e se posicionam paralelamente, o que lhes permite trabalhar com eficiência em conjunto para produzir movimento. Seus principais componentes são os miofilamentos que estão relacionados com a contratilidade (capacidade de contrair segundo alguns estímulos). Existem dois tipos de miofilamentos: um constituído principalmente por pela proteína actina e o outro pela proteína miosina. Estes miofilamentos ocupam a maior parte do volume do citoplasma da célula muscular. Levando em consideração a aparecia e a localização das células contrateis, podemos subdividir o tecido muscular. Em relação a aparência