Impactos ambientais na comunidade, fauna e flora
IMPACTOS AMBIENTAIS NA COMUNIDADE, FAUNA E FLORA
A indústria petrolífera é potencialmente poluidora durante todo o seu processo que vai da extração, tanto em terra com no mar, até a utilização de seus derivados como a gasolina e o óleo diesel, passado pela sua atividade de refino. Entretanto, os dois principais focos de preocupação sobre a poluição causada pela indústria petrolífera são os que se referem ao vazamento de óleos nos ambientes marinhos e poluição do ar pela queima dos derivados de petróleo.
A poluição do mar por óleo
Temos apenas a mais vaga das idéias de quanto ela ocorre, e apenas uma pequena fração é vista por gente em terra. Embora o óleo seja o poluente mais aparente dos oceanos,as propriedades mecânicas e químicas do óleo variam muito de acordo com sua origem, grau de processamento (se houver), temperatura e condições do mar. Sabemos que o petróleo é tóxico, mas é arriscado fazer generalizações porque ele consiste em muitos componentes que, por sua vez, formam outros compostos no ambiente.
Origens
A quantidade de óleo derramado no meio marinho é provavelmente entre 3 a 6 bilhões de litros por ano, cerca de um milésimo do total extraídos na exploração. A maior parte da poluição dos mares, todavia, está associada com transporte do petróleo dos poços para os centros industriais.Os navios são considerados responsáveis pela maior parte do derramamento durante:1) ajustagem do peso e lastro do navio;2) carga e descarga;3) acidentes.Até há pouco tempo parte da poluição era causada por uma operação rotineira. Os petroleiros que transportam óleo Bruto, não podem navegar vazios. As hélices e o leme estariam parcialmente expostos, perdendo perigosamente sua estabilidade. A solução era bombear água do mar para dentro dos tanques de petróleo, até que o navio chegasse a um porto onde mais petróleo pudesse ser carregado. Como sempre ficam resíduos de petróleo nos tanques, estes tinham que ser limpos