Impactos ambientais fontes de energia
Hidrelétricas - Alteram a paisagem ocorrem grandes desmatamentos provocam prejuízos à fauna e à flora, inundam áreas verdes, além do que muitas famílias são deslocadas de suas residências, para darem lugar à construção dessa fonte de energia.
Carvão e Derivados-Os impactos ambientais das usinas a carvão são grandes, não só pelas emissões monóxido de carbono e nitrogênio, atmosféricas, mas também pelo descarte de resíduos sólidos e poluição térmica, além dos riscos inerentes à mineração.
Energia Nuclear-Embora sejam muito seguras ultimamente, ainda corre o risco de acontecer acidentes que viabilizem o vazamento de radiação o que pode apresentar conseqüências gravíssimas para o meio ambiente. Uma outra fonte de contaminação é o lixo atômico, que não existe ainda, alguma maneira de descontaminação.
Petróleo e Derivados-Um grande impacto ambiental causado pelo petróleo é a poluição das águas quando ocorre seu derramamento -que não acontece com baixa freqüência- isso mata os peixes que ali habitam e prejudica não só a fauna aquática, como também as aves que se alimentam desses peixes, e também os pescadores que necessitam tanto para sua alimentação, quanto para seu sustento.
Gás Natural- Um impacto ambiental considerado importante, são as emissões atmosféricas. Os principais poluentes atmosféricos emitidos pelas centrais termelétricas a gás natural são dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e, em menor escala, monóxido de carbono.
Energia Eólica- Os impactos ambientais embora desprezíveis , podem ser classificados de algumas formas:
Impactos visuais- Isso é bastante subjetivo, uns consideram um símbolo de energia limpa, outros não vêem desta forma.
Emissão de ruídos- Décadas atrás o ruído era bem alto, e realmente incomodava. Mas ao passar dos anos a tecnologia promoveu um avanço significativo na diminuição dos níveis de ruído.
Sombras/Reflexo- As pás das turbinas produzem sombras variadas, o que seria