A Constru O De Centrais Hidroel Tricas
Palabra-chave: Brasil, desenvolvimento sustentável, usina hidrelétrica, usina de Santo Antônio, impacto ambiental Introdução
Os impactos ambientais ocasionados pelo desenvolvimento sócio econômico dos últimos 250 anos causaram danos ao equilíbrio de ecossistemas específicos e a biosfera do planeta Terra. Ao mesmo tempo, este desenvolvimento econômico manteve-se concentrado e restrito a um número pequeno de países e da população mundial que vem se beneficiando de melhores padrões de vida, em seus diferentes aspectos. Contudo, e ai se forma um paradoxo, os impactos ambientais estão sendo “socializados” enquanto que uma parte expressiva da população mundial ainda vive hoje em condições de extrema pobreza sem acesso a serviços básicos. Neste contexto contraditório, emerge o conceito de desenvolvimento sustentável que busca permitir avanços sócio-econômicos com impacto ambiental mínimo, não comprometendo desta forma a qualidade de vida das gerações futuras.
Como a geração de energia utiliza recursos naturais como insumos e gera necessariamente impactos sobre o meio ambiente, a melhoria de condições de vida da geração atual sem o comprometimento dos recursos a serem disponibilizados para as gerações futuras exige a adoção de estratégias sustentáveis no setor de energia. Esta assertiva é baseada nas relações existentes entre:
(i) desenvolvimento sócio-econômico e maiores níveis de consumo de energia; e
(ii) energia e meio ambiente.
Existem várias estratégias possíveis de serem