Curva de aprendizagem
Sabrina Aires
Graduandos de Engenharia
FAE – Centro Universitário Franciscano Rua 24 de Maio, 135 – 80230-080 – Curitiba, PR.
Abstract: The famous learning curves have been identified as useful tools in monitoring the performance of how to perform a certain activity, focusing on the evaluation of progress in that it repeats the work. Commonly, after its implementation, this concept has been used to measure the time required to complete a production run. If possible, as appropriate, identify improvements in the process and consequently reduce costs and increase quality.
Resumo: As famosas curvas de aprendizagem têm sido identificadas como ferramentas uteis no monitoramento de desempenho de como se executar determinada atividade, tendo como foco a avaliação do progresso na medida em que se repete o trabalho.
Comumente, após sua implementação, este conceito vem sendo utilizado para mensurar o tempo necessário para a conclusão de uma corrida de produção. Sendo possível, a partir disso, identificar melhorias no processo e consequentemente redução de custos e aumento da qualidade e produtividade.
Palavras-chaves: Curva de aprendizagem, armazenamento, ferramentas, habilidades, informações, dificuldade inicial.
I. INTRODUÇÃO
O conceito de curva de aprendizagem foi descrito inicialmente pelo estudioso e psicólogo Hermann Ebbinghaus em 1885.
A curva de aprendizagem nada mais é do que uma representação do nível médio cognitivo de aprendizagem para a execução de uma determinada atividade ou ferramenta. Normalmente, o armazenamento de informações é elevado após as tentativas iniciais de execução de uma tarefa, e então gradualmente vai seguindo uma linearidade até se estabilizar, o que significa quanto mais se executa determinada tarefa, menos informações são retidas, uma vez que já se tem conhecimento quase que total sobre a atividade.
A curva de aprendizagem também pode representar a dificuldade inicial de aprender algo e, em