Facebook como recurso didático
Instituto Catarinense de Pós-Graduação – www.icpg.com.br
1
O PRAZER DE APRENDER COM A INFORMÁTICA
NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Claudinéia Mattei
Associação Educacional Leonardo da Vinci
Curso de Especialização em Psicopedagogia
Orientadora: Profa: Rita Buzzi Rausch
Resumo
Este artigo apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre a informática na educação, analisando o uso do computador, o software educativo, o papel do professor e o papel do aluno no processo ensino aprendizagem. Posteriormente, discute a utilização do computador como ferramenta de auxílio na aprendizagem infantil, analisando um trabalho realizado com trinta e oito alunos da pré-escola do Centro de Educação Infantil Monteiro
Lobato do município de Blumenau. Este trabalho consiste na apresentação de um software educacional aos alunos buscando ampliar os seus conhecimentos acerca da miscigenação das cores, possibilitando que eles mudassem a funcionalidade do próprio software. Assim, coerente com a perspectiva construtivista de educação, oportunizou-se uma participação ativa e criativa dos alunos nos seus processos de construção do conhecimento. Os resultados revelam o quanto eles interagem prazerosamente com o computador, e brincando com suas próprias idéias.
Palavras chave: Educação, Software Educacional, Informática.
1. INTRODUÇÃO
A informática é uma tecnologia que nasceu para fazer cálculos muito rápidos, em grande quantidade. Surgiu com o objetivo de ajudar o comércio, a indústria, principalmente a bélica, a fazerem seus megacálculos. Os Estados Unidos só conseguiram lançar a bomba atômica sobre Nagasaki porque tiveram o aporte dos computadores para fazer os complexos cálculos exigidos pela tarefa.
Embora tenha nascido para fazer os cálculos de guerra e para atender as necessidades das indústrias, hoje a informática evoluiu e foi apropriada para outros setores da economia.
Essa revolução certamente não deixou de afetar a educação. Diariamente, deparamo-nos