fontes de energia e impacto ambiental
Importante: a energia elétrica é extremamente perigosa. Somente profissionais habilitados devem ter acesso a suas fontes de produção, armazenamento e distribuição. Um simples fio de energia elétrica pode provocar um choque e levar uma pessoa a morte. Fontes de geração de energia elétrica no Brasil (ano de 2012)
- Hidrelétrica: 77,6%
- Térmica: 13,9%
- Nuclear: 1,7%
- Eólica: 1,7%
- Outros: 5,1% Impactos Ambientais.
A geração de energia elétrica sempre provoca algum efeito na natureza, mas cada processo tem suas particularidades. O G1 procurou especialistas para explicar quais as vantagens e desvantagens dos principais tipos de usinas disponíveis, levando em conta não só a questão ambiental, mas também os custos e a viabilidade de cada técnica.
A geração de energia elétrica sempre provoca algum efeito na natureza, mas cada processo tem suas particularidades. Hidroelétrica
Mais de 80% da energia gerada no Brasil vem de usinas hidroelétricas. Essa energia é gerada pela correnteza dos rios, que faz girar turbinas instaladas em quedas d’água. De modo geral, a tecnologia é considerada limpa, uma vez que praticamente não emite gases de efeito estufa, que fortalecem o aquecimento global.
O grande problema ambiental e também social causado pelas hidroelétricas é a necessidade de represar os rios. Vastas regiões são alagadas, o que provoca não só a retirada das populações humanas do local, como alterações no ecossistema.
Vantagens:
- Emissão de gases causadores do efeito estufa muito baixa
- Baixo custo
Desvantagens:
- Impacto social e ambiental do represamento do rio
- Dependência (limitada) das condições climáticas