Impacto socioambiental, provocado pela extração de minério
É de conhecimento geral, que desde muito tempo, a extração de minério é uma das atividades importantes para o desenvolvimento econômico em nosso país. Sua base na cadeia produtiva, no processo de transformação de minérios até produtos industrializados, cresce à medida que se criam demandas por infraestrutura e serviços. O que induz a aumentar suas influências na sociedade, tendo um reconhecimento internacional como fator principal do desenvolvimento de muitas das principais nações do mundo.
Os impactos causados da mineração se associam da competição pelo uso do solo, gerando conflitos socioambientais, os quais, por vezes, são motivados pela falta de políticas públicas, que só reconhecem a pluralidade de interesses dos envolvidos. Esses conflitos gerados pela mineração próximos às áreas urbanas ocorrem por causa da expansão desordenada e da falta de controle dos loteamentos, que se exigem constantes evoluções na condução técnica da atividade mineradora, para se evitar impasses entre empresas do setor e a população localizada no entorno do empreendimento.
Nessa perspectiva, Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) vem avaliar quando esses empreendimentos e atividades públicas ou privadas se executem de forma que contemplem negativamente, quanto à qualidade de vida da população residente na área, e de suas proximidades. Do mesmo modo, também se caracteriza a Avaliação de Impacto Ambiental, seguindo de uma legislação ambiental que infringe essas ilegalidades, com o objetivo de preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana