manganes
Minério : Manganês
nome : Carlos André Nº:03 nome : Cláudio Lucas Nº:05 nome : Danilo Gaspar Nº: 07 nome : Onyel Gomes Nº: 27 nome : Rodrigo Santana Nº: 29
Principais minérios dos quais se pode obter esse metal
É importante para a fabricação de aços. O manganês reage com o enxofre presente formando sulfeto de manganês, MnS, evitando que o enxofre reaja com o ferro, aumentando a fragilidade e tornando-o mais difícil de forjar, também o excesso pode reagir com o carbono, originando carbetos de manganês, melhorando as propriedades químicas do aço. Além disso, o manganês tem propriedades desoxidantes evitando a formação de bolhas.
A maior parte do manganês é empregado para a obtenção de ferromanganês, que contém 80% de manganês. Esta liga metálica de ferro e manganês se obtém por redução do trióxido de diferro, Fe2O3, e o dióxido de manganês, MnO2.
Também se emprega na produção de siliciomanganês, uma liga com 60-70% de manganês e uns 15-30% de silício.
Pode estar presente em ligas metálicas, como por exemplo, com alumínio.
O dióxido de manganês, MnO2, é usado como despolarizador em pilhas secas, também chamadas de pilhas tipo Leclanché ou de zinco/carbôno (Zn/C). Também é utilizado em pilhas alcalinas ou de zinco/dióxido de manganês (Zn/MnO2).
O MnO2 também se emprega na obtenção de pinturas e na descoloração de vidro (tom esverdeado provocado pela presença de ferro).
Localização das principais jazidas desses minérios
Os depósitos sedimentares são os mais importantes em termos de minérios de manganês, e são os mais encontrados em todo o mundo. Os chamados depósitos residuais foram formados de diferentes maneiras. Assim, têm-se os depósitos de manganês resultantes de alterações de outros preexistentes ou da concentração de minerais de manganês, quando outros minerais foram removidos por algum