Manganes
Um
A concentração de manganês no organismo humano tende a ser alta em tecidos ricos em mitocôndrias. Estás associado à formação de tecido conjuntivo e ósseo, crescimento e reprodução e metabolismo e carboidratos e lipídeos.
O manganês é aparentemente absorvido em toda a extensão do intestino delgado, sendo mais absorvido em mulheres que em homens. A excreção ocorre principalmente nas fezes após secreção no intestino através da bile.
Deficiência de manganês:
Excesso de manganês:
Perda de peso, dermatite transiente, náusea, vômito. Afeta a capacidade reprodutiva, a função pancreática e o metabolismo de carboidratos.
O excesso acumulado no fígado e no sistema nervoso central produz os sintomas do tipo Parkinson.
Fontes:
As fontes mais ricas em manganês são os grãos integrais, leguminosas, nozes e chás. As frutas e vegetais são fontes moderadas.
Dois
O elemento químico Manganês pertence à classe dos metais de transição, possui número atômico 25, pertence ao grupo 7 da Tabela Periódica. Característica Física: metal cinza brilhante.
O manganês é um metal abundante que ocorre na forma de minerais. É considerado um elemento estratégico na economia mundial, pois tem amplo uso comercial e distribuição geográfica desigual. É também um importante elemento para vida animal e vegetal, mas o consumo ou a exposição elevada pode causar problemas graves. No organismo humano, o manganês é absorvido no intestino delgado, acabando a maior parte no fígado, de onde se dirige para as diferentes partes do corpo.
Exposições prolongadas a compostos de manganês, por inalação ou oralmente, podem provocar efeitos adversos no sistema nervoso, respiratório e outros. O excesso de manganês acumulado no fígado e no sistema nervoso central provoca sintomas do tipo “Parkinson” (doença degenerativa), por esses e outros efeitos prejudiciais é que o manganês é considerado tóxico e está na lista dos metais pesados.
Pesquisas revelaram que pessoas que consomem água