manganes
Símbolo: Mn
Massa atômica: 54,93805
Número atômico: 25
Ponto de fusão: 1519 K (1.246 ºC)
Ponto de ebulição: 2334 K (2061 ºC)
Ano da descoberta: 1740
Autor da descoberta: Johann Heinrich Pott
Origem do nome: Grega: Mágnes
Significado: Ímã
Utilidades: Aço, trilhos, cofre, arado, ferramentas, vidro, etc.
Características:
O manganês é um elemento químico sólido à temperatura ambiente e é o 12º elemento mais abundante, encontrado na composição de mais de cem minérios, entre eles a pirolusita, braunita e rodocrosita, mas ele não existe na forma pura.
Tem coloração cinzenta-prateada, bem parecida com o ferro, duro e muito quebradiço, difícil de fundir, mas que se oxida facilmente.
Manganês (Mn)é o nome dado a um metal branco cinzento distribuído em diversos ambientes geológicos, encontrando-se na forma de óxidos, hidróxidos, silicatos e carbonatos. É um elemento dotado de qualidades importantes à utilização na indústria siderúrgica, devido à sua composição físico-químicas, atuando como agente dessulurante (diminuidor da quantidade de enxofre) e desoxidante (propício a corrosão e ferrugem, por possuir maior afinidade com o oxigênio do que com o ferro). São as formas em óxidos que representam a maior parte da utilização industrial e comercial do elemento, como por exemplo a pirolusita(MnO2), a hausmannita (Mn3O4) bem como a manganita (Mn2O3H2O).
É comum classificar o manganês a partir do minério em que este encontra-se agregado. Temos assim:
• Minério de manganês - composto de mais de 35% de manganês puro;
• Minério ferruginoso - com uma quantidade de manganês variável entre 10 e 35%;
• Minério de ferro manganesífero - com uma quantidade de manganês variável entre 5 e 10%;
O elemento possui similaridades com o ferro, sendo duro e bastante frágil, refratário e de fácil oxidação. Em sua forma metálica, ele pode ser, por meio de um tratamento especial, transformado em ferromagneto (ímâ artificial criado a partir do ferro e elementos