Carvão Mineral
Engenharia Ambiental e Sanitária-9° período
angelina naira CARVALHO CORRÊA
Carla rodrigues mendanha eriverton fróis de paiva
RENATA RIBEIRO MATEUS
SHIRLEY NOGUEIRA
SUZANE RODRIGUES OLIVEIRA
CARVÃO MINERAL
IPATINGA - MG
2013
SUMÁRIO
SUMÁRIO 1
1.INTRODUÇÃO 2
2.O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO CARVÃO MINERAL 3
2.1.O que é o Carvão 3
2.2.Extração e Transporte 4
3.RESERVAS, PRODUÇÃO E CONSUMO NO MUNDO 5
3.1.No Brasil 5
3.2.Geração de Energia Elétrica no Brasil e no Mundo 6
4.IMPACTOS AMBIENTAIS E TECNOLOGIAS LIMPAS 7
5.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 8
1. INTRODUÇÃO
O carvão mineral, de origem fóssil, foi uma das primeiras fontes de energia utilizadas em larga escala pelo homem. Sua aplicação na geração de vapor para movimentar as máquinas foi um dos pilares da Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII. Já no fim do século XIX, o vapor foi aproveitado na produção de energia elétrica. Ao longo do tempo, contudo, o carvão perdeu espaço na matriz energética mundial para o petróleo e o gás natural, com o desenvolvimento dos motores a explosão.
Atualmente, a principal aplicação do carvão mineral no mundo é a geração de energia elétrica por meio de usinas termelétricas. Em segundo lugar vem a aplicação industrial para a geração de calor (energia térmica) necessário aos processos de produção, tais como secagem de produtos, cerâmicas e fabricação de vidros. Um desdobramento natural dessa atividade – e que também tem se expandido – é a co-geração ou utilização do vapor aplicado no processo industrial também para a produção de energia elétrica.
2. O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO CARVÃO MINERAL
Algumas pesquisas tecnológicas estão sendo realizadas a fim de alcançar um maior aproveitamento do poder calorífico do carvão, e