impacto social do neoliberalismo
Sistema de disputa
Quem organiza a Copa América é a Confederação Sul-Americana de Futebol. Além dos 10 países filiados à Conmebol, sempre são convidadas outras duas seleções para participarem do evento. Em 2007, o torneio está acontecendo na Venezuela e foram convidadas a participar as seleções do México e dos Estados Unidos.
O torneio é dividido em quatro fases de disputa. Na primeira fase, os 12 países são separados em 3 grupos de 4 participantes e jogam um contra o outro. Para compor os grupos é realizado um sorteio. Dentro do grupo, cada vitória vale 3 pontos, o empate vale 1 ponto e a derrota não vale nada
Classificam-se então para a segunda fase da competição, as quartas-de-final, as seleções que ficaram em primeiro e segundo lugar nos seus respectivos grupos, além de dois melhores terceiros colocados (clique aqui e veja o regulamento completo da Copa América).
Os jogos das quartas-de-final, assim como das fases seguintes, as semifinais e a final, são disputados em confrontos diretos. Se ocorrer um empate após o término do tempo de jogo, a partida será definida na disputa de penalties. Os ganhadores das semifinais disputarão a grande final, enquanto que os perdedores disputarão o terceiro lugar.
O vencedor da Copa América representará a América do Sul na Copa das Confederações, que será realizada em 2009, na África do Sul. Como o Brasil foi o grande campeão da Copa América, a seleção brasileira já garantiu a sua vaga. A Copa das Confederações é organizada pela FIFA e disputada por 8 países, entre eles o campeão mundial. Se por acaso o vencedor da Copa América for o mesmo país campeão mundial, a vaga na Copa das Confederações fica para o vice-campeão da Copa América.
Os grupos:
A - Brasil, México, Japão e Itália
B - Espanha, Uruguai, Taiti e o campeão da África
sistema "mata-mata"
Serão 86 clubes, dos 26 estados e do Distrito Federal, oitenta deles dando a partida na primeira fase com um atrativo que já caiu no