globalização
A globalização é um processo de integração principalmente econômica, mas também cultural, social e política. Esse fenômeno iniciou-se a partir das grandes navegações e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Na era dos Descobrimentos esse complexo fenômeno surgiu devido às necessidades que os portugueses tinham de formar relações com o comércio marítimo de diferentes continentes (mercantilismo) com isso, interagiu e aproximou pessoas e mercadorias.
A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios. Em consequência houve a consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e da necessidade de expandir o fluxo comercial mundial. As inovações nas áreas da comunicação, especialmente com o surgimento da internet foram determinantes para a construção de um mundo globalizado. É evidente que a problemática da globalização tem inquietado muita gente, uns alegam que se trata de uma realidade muito antiga, outros afirmam que é uma ideologia do neoliberalismo, alguns tratam os processos de integração regional (blocos econômicos) seriam uma reação de autodefesa das economias nacionais embora outros tantos afirmem que o regionalismo revela-se uma forma de atenuar o impacto do globalismo sobre o nacionalismo. São muitos os que se revelam incomodados com a sucessão de acontecimentos simultaneamente sociais, econômicos, políticos e culturais.
O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população varia a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento dos países. Existem as vantagens e desvantagens desse fenômeno, talvez uma das maiores desvantagens possa estar na globalização dos crimes, assim como na economia, os crimes têm alcançado grandes dimensões devido a perda da força dos obstáculos, distâncias e fronteiras por influência da globalização e