O neoliberalismo e suas consequências na américa latina
Ana Paula Moreira Pinto
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar os aspectos proporcionados pela aplicação do neoliberalismo e as suas consequências na América Latina, definindo suas origens, as novas posturas erigidas á partir da edificação desse novo sistema econômico e as discussões referentes às praticas neoliberais nos países latino-americanos.
Palavras-chaves: Neoliberalismo, América Latina, Capitalismo.
Resumen
Este trabajo tiene como objetivo presentar los aspectos proporcionados por la aplicación del neoliberalismo y sus consecuencias en América Latina, poniendo de relieve las implicaciones del libro "Post-Neoliberalismo, Políticas Sociales y Estado Democrático", que conforman los debates sobre los efectos de las prácticas neoliberales, definiendo así sus orígenes y posiciones actuales se erigió a partir de la construcción de este nuevo sistema económico.
Palabras clave: Neoliberalismo, América Latina, Capitalismo.
Partindo de um breve retrospecto à cerca das origens do neoliberalismo, o historiador Perry Anderson afirma a ideia que tal surgimento nasce depois da Segunda Guerra Mundial. Apresentando características de uma reação teórica e politica contra o Estado intervencionista e de bem estar, passando-se a constituir, a partir de então, na principal força estruturadora do processo de acumulação de capital e desenvolvimento social. Analisando-se a intervenção do Estado como principal motivo para a então crise do capitalismo, há um ataque contra qualquer limitação dos mecanismos de mercado por parte do Estado, considerando-se como uma ameaça letal à liberdade, tanto no âmbito econômico, como politico.
Já para Bourdieu o neoliberalismo é apenas o nome mais recente das mais velhas ideias do mais velho patronato, seria então o reconhecimento de um processo de mudança estrutural-histórica na própria essência do capitalismo, possibilitando o êxito ideológico deste