FICHAMENTO Algumas considera es sobre o Consenso de Washington
“As idéias neoliberais se difundiram pelo mundo nos anos 80, saindo dos países desenvolvidos, Estados Unidos e Inglaterra, e se espalhando por toda a América Latina e depois outras regiões do mundo, levando com elas a visão de supremacia do Mercado e enfatizando as deficiências do Estado” (pág. 1)
“O Relatório Anual de 1989 da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL1), salienta que “...após oito anos lutando para conseguir o ajustamento, a estabilização, o crescimento e a reestruturação da produção, acometida por problemas com o serviço de sua divida externa e com pouco acesso a novos financiamentos externos, a maioria dos paises da região continua a apresentar a mesma e complexa síndrome de desequilíbrios estruturais, acompanhadas de déficits fiscais, baixos níveis de investimento, estagnação e inflação. Em outras palavras, a crise econômica dos anos 80 ainda persiste na região e seus enormes custos sociais levaram, inclusive, a grandes manifestações de violência na primeira metade do ano. Estima-se que, ao final do ano, o produto per capita médio da região será quase 10% inferior ao de 1980” (pág. 2)
“A estratégia de universalização do ideário neoliberal passou pela difusão das idéias do Consenso de Washington, que era um conjunto de políticas que deveriam ser adotadas pelos governos dos países em desenvolvimento para alcançarem o êxito econômico e o tão almejado desenvolvimento social.” (pág. 2 e 3)
“Em 1989, no bojo do Reaganismo e do Thatcherismo, máximas expressões do neoliberalismo em ação reuniram-se em Washington, convocados pelo Institute for International Economics, entidade de caráter privado, diversos economistas latino-americanos de perfil liberal, funcionários do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do governo norte-americano. O tema do encontro Latin Americ Adjustment: Howe much has Happened?, visava avaliar as reformas econômicas em curso no âmbito da América Latina.
Desta