Os impactos do neoliberalismo nos movimentos sociais de campo
Oficina de TCC
Tema: Os Impactos do Neoliberalismo nos Movimentos Sociais de Campo
Objetivo Geral: Identificar os impactos causados pelo neoliberalismo para os movimentos sociais de campo.
Objetivos Específicos: - Analisar as contribuições e/ou retrocessos que o neoliberalismo trouxe para os movimentos sociais de campo. - Identificar as limitações e possibilidades que permeiam a atuação do serviço social no âmbito dos movimentos sociais de campo frente ao neoliberalismo.
- Identificar o papel dos movimentos sociais na luta de resistência contra o neoliberalismo.
Justificativa: O neoliberalismo é a cara assumida pelo capitalismo na sua fase de hegemonia econômica do capital financeiro. Ele se articula internacionalmente com a hegemonia estadunidense, tendo os organismos financeiros e comerciais internacionais como seus braços de poder - o FMI, o Banco Mundial, a OMC, entre eles. Conta com a ideologia do “livre comércio” no plano econômico e com a “luta contra o terrorismo” nos planos político e militar. A abertura para o mercado internacional também representa desregulamentação, porque elimina as travas para a entrada e saída de capitais e de mercadorias, acelerando o “livre comércio”. As políticas chamadas de “flezibilização laboral” significam, na verdade, políticas de promoção da precarização das relações de trabalho, tirando direitos essenciais aos trabalhadores e submetendo-os à fúria do capital. O neoliberalismo é uma maneira de expropriar direitos. Dessa maneira, é de fundamental importância estudar os avanços e retrocessos dos movimentos sociais de campo nessa luta de resistência, por ser eles os representantes dos setores sociais mais atingidos por essas políticas.
Metodologia:
Para identificar os impactos causados pelo neoliberalismo para os movimentos sociais de campo, o presente trabalho será dividido em três etapas: Etapa bibliográfica, Etapa Documental e