Impacto da declaração nutricional de uma ementa na escolha do consumidor
Licenciatura em Dietética e Nutrição
Ano letivo 2012/2013
Estágio em Dietética e Nutrição III – 4º Ano
Plano Individual de Estágio III
Nome estudante, número e e-mail ESTeSL
Joana Baudouin dos Santos
Estudante N.º 2009036
E-mail ESTeSL: 2009036@alunos.estesl.ipl.pt
Nome do responsável de estágio
[Nome do responsável da área científica coincidente com a licenciatura]
A preencher pelo docente responsável pelo estágio. Incluir um breve parecer sobre o PIE e indicar se o mesmo poderá ser aceite. Os responsáveis de Estágio devem preservar os protocolos existentes entre a ESTeSL, as instituições hospitalares, empresas e outros locais de estágio.
Classificação da PIE
[Classificação de 0 a 20 valores]
Atribuída no final do estágio por um júri constituído por três elementos indicados pelo responsável do estágio, conforme previsto no Regulamento Pedagógico ESTeSL.
Introdução
A dietética é uma profissão reconhecida, que aplica as ciências da nutrição à alimentação e à educação de grupos e indivíduos em caso de doença ou saúde.
Na Europa a intervenção do dietista centra-se essencialmente em três áreas: clínica, administrativa e comunitária, devendo desenvolver as suas funções respeitando as limitações legais, éticas e de responsabilidade.
Segundo os parâmetros europeus de referência para a formação e exercício profissional da Dietética, o dietista administrativo atua a nível da gestão da restauração pública e coletiva, elaborando ementas nutricionalmente adequadas para indivíduos ou populações, saudáveis ou doentes, quer estes se encontrem em instituições ou na comunidade. (1)
Desta forma, o dietista administrativo deve intervir no planeamento de serviços de alimentação, no apoio ao departamento de compras e gestão de orçamentos, e no desenvolvimento e monitorização dos procedimentos que asseguram que os alimentos servidos respeitam todas as regras de qualidade, segurança alimentar e