Adicionar amigos (1/5)
CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM
ALINE LARA SAMPAIO SALES DA SILVA
MIRELLE AIRES BOTELHO DE MATOS
CAMPO DE ATUAÇÃO DA AUDITORIA EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE LITERATURA
Teresina (PI)
2013
ALINE LARA SAMPAIO SALES DA SILVA
MIRELLE AIRES BOTELHO DE MATOS
CAMPO DE ATUAÇÃO DA AUDITORIA EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE LITERATURA
Trabalho apresentado à disciplina de Práticas Interdisciplinares do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário UNINOVAFAPI, como requisito avaliativo nesta disciplina.
Profª Patrícia Maria Gomes de Carvalho
Teresina (PI)
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
1.1 Objetivos 05
1.2 Justificativa 05
2 METODOLOGIA 06
3 DISCUSSÃO/RESULTADOS 08
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1 INTRODUÇÃO
A auditoria é uma prática originária da contabilidade, surgida entre os séculos XV e XVI na Itália, a partir de práticas de escrituração mercantil. O desenvolvimento da auditoria contábil foi impulsionado pelo modo de produção capitalista, que a utilizou como ferramenta de controle financeiro, por contabilizar os gastos e os ganhos de um negócio. Na área da saúde a auditoria foi introduzida no início do século XX, como ferramenta de verificação da qualidade da assistência, através da análise de registros em prontuários. (PINTO et al., 2010).
Na saúde auditoria teve início nos Estados Unidos, aparecendo pela primeira vez no trabalho realizado pelo médico George Gray Ward, em 1918, quando este verificava a qualidade da assistência prestada aos pacientes por intermédio dos registros em seus prontuários. (identificando sua concepção em métodos). No Brasil, a auditoria médica e de enfermagem surgiu de modo incipiente na década de setenta. Desde então, tem-se ampliado a prática da auditoria em saúde, com