Impacto ambiental
RESUMO
O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar como construir uma composteira doméstica e, consequentemente, produzir composto orgânico. Também pretende conscientizar o leitor de que é possível reduzir a quantidade de resíduos encaminhada aos aterros, através de ações simples efetuadas dentro de nossos domicílios ou espaços coletivos, e apresentar uma alternativa à adubação química.
1 RESÍDUO ORGÃNICO
Resíduo orgânico é todo resíduo de origem vegetal, animal, ou seja, todo resíduo originário de um ser vivo. Este tipo de resíduo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza. Alguns exemplos: restos de alimentos orgânicos, carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, papel, madeira, ossos e sementes. Esse tipo de resíduo se não tratado adequadamente pode gerar problemas para os seres humanos como: mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos e através da contaminação do solo e da água pode provocar várias doenças.
O resíduo orgânico no processo de decomposição pode gerar o chorume, que é um líquido viscoso e de cheiro forte. O chorume é um elemento que pode provocar a contaminação do solo e das águas, rios, lagos e lençóis freáticos. Com o avanço de Leis e Normas Ambientais no País, profissionais envolvidos com a questão estão contribuindo para essas mudanças. A sociedade está cada vez mais ciente de uma nova visão sobre a importância da preservação e relação com o ambiente.
2 RESÍDUO COMO FONTE DE ENERGIA
2.1 COMPOSTAGEM
A compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica em adubo orgânico. É considerada uma espécie de reciclagem, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura, jardins e plantas. A compostagem é realizada com o uso dos próprios micro organismos presentes nos resíduos em condições ideais, de temperatura, aeração e umidade. Outro exemplo de aproveitamento de resíduos orgânicos é o biometano, também conhecido