Impacto ambiental
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PONTA PORÃ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
IMPACTOS SOCIAIS
PONTA PORÃ
2012
PAOLA DE OLIVEIRA
IMPACTOS SOCIAIS
Trabalho apresentado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, como parte dos requisitos para cumprimento da disciplina de Metodologia Cientifica, orientado pela Profª Beatriz Dutra dos Santos.
PONTA PORÃ
2012
Impactos Ambientais
Desflorestação no Morro da Covanca em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, para extração de saibro para aterramento de obras na Barra da Tijuca.
Os impactos ambientais causados pela desflorestação são diversos e dentre eles está um problema ambiental bastante preocupante que é a emissão de gases de efeito estufa e a principal causa dos impactos de atividades humanas no sistema de clima é o uso de combustíveis fósseis nos países desenvolvidos. No entanto, a desflorestação está se tornando uma fonte muito importante de emissões de gases de efeito estufa. Estima-se que a desflorestação já seja responsável por 10% a 35% das emissões globais anuais, com algumas estimativas ainda mais altas. A principal fonte global de emissões por desflorestação é proveniente das florestas tropica.
Aqui está algumas taxas crescentes e os países que mais desmatam são: Brasil, Indonésia, Sudão, Zâmbia, México, República Democrática do Congo e Myanmar, estes países já perderam mais de 71 milhões de hectares de florestas entre 1990 e 2000. Cada um destes países perdeu uma média anual de pelo menos 500.000 ha de florestas. O Brasil (com desflorestação anual médio de 2,3 milhões de ha) e Indonésia (com desflorestação anual médio de 1,3 milhões de ha) lideram a lista de destruição florestal naquele período.
A desflorestação tropical e a degradação das