O caminho do guerreiro
Extrato do livro a Roda do Tempo de Carlos Castaneda.
Para ser um esoterista imaculado, a pessoa precisa amar a liberdade, e deve ter um desprendimento supremo. O que torna o caminho do esoterista tão perigoso é que ele é o oposto da situação de vida do homem moderno. O homem moderno abandonou o reino do desconhecido e do misterioso, instalando-se no reino do funcional. Voltou as costas ao mundo do proibitivo e da exultação e deu boas vindas ao mundo do enfado.
...- Estava provocando sua vaidade - disse com expressão de censura. - A vaidade é nosso maior inimigo, pense sobre isso...o que nos enfraquece é nos sentirmos ofendidos pelos feitos e desfeitas de nossos semelhantes. Nossa vaidade faz com que passemos a maior parte de nossas vidas ofendidos por alguém. Certos iniciados recomendavam que todo esforço devia ser feito para erradicar a vaidade da vida dos guerreiros. Eu segui aquela recomendação, e muitos dos meus esforços com voce tem sido dirigidos a mostrar-lhes que, sem vaidade, somos invulneráveis.
....A vaidade não é algo simples e ingênuo - explicou - De um lado é o núcleo de tudo que é bom em nós e, por outro, o núcleo de tudo o que não presta. Livrar-se da vaidade que não presta requer prodígios de estratégia. Através dos tempos, os iniciados renderam homenagens àqueles que conseguiram.
Os guerreiros combatem a vaidade por uma questão de estratégia, e não de princípio, seu erro é compreender o que eu digo em termos morais.
- Considero-o um homem altamente moral, insisti.
- Voce apenas notou minha impecabilidade.
- A impecabilidade, assim como o ato de livrar-se dela, é um conceito vago demais para ser de algum valor para mim.
- A impecabilidade não é nada mais do que o uso apropriado da energia disse ele. As minhas afirmações não têm um pingo de moralidade. Economizei energia, e isso me torna impecável. Para compreender isso, voce mesmo tem que economizar energia suficiente. Os