Resistencia da ponte de macarrao
Estrutura de Pontes: Pontes são estruturas, construídas com diferentes materiais, destinadas á passagem sobre um rio, um braço de mar, um lago ou qualquer outro obstáculo, até mesmo uma simples depressão de terreno. Modernamente, dá-se o nome de viaduto as pontes que atravessam ruas e estradas de ferro e de rodagem. Os elevados, por sua vez, são estruturas erguidas em áreas urbanas, para trafego rodoviário ou ferroviário e nível superior ao solo. Há três tipos básicos de pontes: em viga, em arco pênsil. O acelerado desenvolvimento tecnológico registrado nas décadas que se seguiram a segunda mundial abriu novas perspectivas para a construção de pontes, beneficiada por pesquisas e descobertas revolucionária. Concretos ultra resistentes, obtidos com o acréscimo de resinas especiais, fibras de vidro ou silício de resistência muito maior de que aço, fios de aço capazes de suportar pesos antes inconcebíveis: estes e outros recursos permitem prevê uma total renovação das técnicas e qualidades das pontes do futuro.
As matérias- primas das pontes variam de acordo com os materiais disponíveis as funções a serem preenchidas e, sobretudo o estagio de desenvolvimento dos meios de produção no grupamento humano ou sociedade em que a obra é projetada. Dependem também dos padrões estéticos de cada cultura, época ou região, os resultados alcançáveis em termos de segurança, utilidade e beleza.
Ponte de Macarrão.
Na ponte de macarrão será utilizado cola tenais branca, pois dentre as colas pesquisadas ela é a que proporciona maior resistência a ponte e utilizamos macarrão n° 8.
Exemplo1: geométria com má resistência. Neste exemplo há pouca resistência, pois o material foi colocado desproporcional.
Este exemplo esta com boa resistência, pois o material foi colocado com distribuição de peso, sem deixar espaços enfraquecidos.
Ou seja, para que haja boa resistência na ponte de macarrão, é bom utilizar um tipo de geometria