Impacto Ambiental por Plataforma de Petroleo
Relatório apresentado como pré-requisito parcial para a aprovação na disciplina Meio Ambiente ao curso de graduação tecnológica em Segurança no Trabalho, da Faculdade Mauricio de Nassau sob a orientação Profª. Lorena dos Anjos Magalhães, turma 92021NA, turno noturno.
Salvador
2013
SUMÁRIO
1
APRESENTAÇÃO
3
2
CARACTERÍSTICA DAS ESPÉCIES AQUÁTICAS DA REGIÃO
4
3
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA
5
4
ETAPAS DO CICLO DA PRODUÇÃO
5-7
5
COMO CONVERTER OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA ATIVIDADE DESENVOLVIDA CASO OCORRA VASAMENTO
7-9
6
MEDIDAS METIGADORAS E PORENCIALIZADAS
10
7
MEIOS FÍSICO E BIÓTICO
10-11
8
PROJETOS DE CONTROLE E MONITORAMENTO
11
9
PROJETO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL
11-14
10
INTER RELAÇÕES COM OUTROS PLANOS E PROJETOS
14
11
ATENDIMENTO AOS REQUISITOS LEGAIS E /OU OUTROS REQUISITOS
14-16
12
REFERÊNCIAS
17
APRESENTAÇÃO
A sigla RIMA, refere-se ao Relatório de Impacto Ambiental. Este relatório apresenta os resultados simplificados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), e tem como objetivo principal divulgar para comunidade os objetivos do empreendimento, sua localização e função na economia regional, além dos impactos ambientais associados e as medidas propostas para diminuir ou evitar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos. O processo formal de elaboração é denominado de EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental), sendo um dos estudos mais complexos para avaliar os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente.
Os “EIA/RIMA” são os documentos essenciais para que o órgão ambiental (Federal, Estadual ou Municipal), neste caso o Federal, IBAMA, analise e tome uma decisão técnica sobre a concessão da Licença Prévia (LP). O processo de licenciamento envolve ainda a Licença de Instalação (LI) - para construção e a Licença de Operação (LO) - para