IND STRIA PETROQU MICA
A Indústria Petroquímica é uma indústria transformadora, que através de processos químicos transforma o petróleo em óleos lubrificantes, combustíveis, plásticos, entre outros.
Sua atividade se inicia com a prospecção, onde geólogos estudam o solo atrás de possíveis jazidas de petróleo. Para esse estudo detalhado dos solos eles dispõem de inúmeros equipamentos como Gravímetros, que mede a variação da gravidade o que pode indicar um fluxo de petróleo no subsolo,
Snifers (farejadores) que detectam a presença de hidrocarbonetos (principal componente do petróleo), Magnetometros que identificam as mudanças de campos magnéticos e Sismólogos que são usados para causar ondas sísmicas artificiais. E, além disso, utilizam também imagens precisas de satélites.
Encontradas jazidas de petróleo ocorre a perfuração. Em terra, faz-se um poço com ajuda de sondas de perfuração, e, comprovada a existência do minério, mais poços são perfurados e abre-se um Campo de Extração de
Petróleo. No mar é um pouco mais complicado, a perfuração pode ser feita através de plataformas fixas, móveis ou por navios-sonda.
Plataformas Fixas: são instaladas em campos de água com até 200 metros de profundidade. Conhecidas por serem as plataformas mais resistentes que existem, pois sua estrutura é toda de aço ou concreto e pode resistir até as piores condições marítimas.
Plataformas móveis: o Auto-eleváveis: uma espécie de balsa com três ou mais “pernas” de aço que quando fixada fica acima do nível da água. o Semi-submersíveis: plataformas flutuantes com dois ou mais conveses e com apoio de flutuadores submersos. o Ancoragem: plataformas que possuem de 8 a 12 âncoras presas ao fundo do mar. o Posicionamento dinâmico: não possuem nenhum tipo de contato com o fundo do mar além dos equipamentos de extração.
o Plataformas de pernas atirantadas: semelhante ao sistema das semi-submersíveis, porém o sistema de fixação é feito com estruturas tubulares.
Navios-sonda: são navios