Trabalho Circuitos El tricos
Trabalho Computacional # 1
José Hissa Ferreira
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Departamento de Engenharia Elétrica
14 de julho de 2014
Nome:
Matricula:
Nesta atividade será avaliado o conhecimento do aluno sobre os Amplificadores Operacionais e suas topologias básicas, envolvendo os conceitos computacionais para a simulação de circuitos com
AmpOps.
Esta atividade deve ser entregue, impreterivelmente, até o final da aula do dia 04 de agosto de 20141 e o seu valor é de até 5 pontos.
Os requisitos para a elaboração desta atividade são especificados ao longo do texto.
Não serão recebidos trabalhos entregues fora do prazo e formato estabelecidos. 1
Amplificadores Operacionais como Elementos de Circuitos
Os AmpOps são circuitos eletrônicos complexos, integrado em um único chip com vários tipos de encapsulamentos2 . Podem ser utilizados em uma ampla gama de aplicações lineares e não lineares, como nos circuitos de conversão analógico–digital e digital– analógico. O AmpOp também pode ser utilizado como um elemento de circuito elétrico, aplicando-se as técnicas de análise estudadas para determinar suas tensões e correntes terminais3 .
A Figura 1 ilustra um AmpOp típico, mostrando as seus principais terminais para dados e alimentação. As tensões terminais do elemento de circuito são vn , v p e vo , respectivamente as tensões para as entradas inversora e não inversora, bem como a tensão de saída. A Figura 2 ilustra o circuito equivalente utilizado para modelar um AmpOp real. Ri e Ro são, respectivamente, a resistência de entrada e de saída e A representa o ganho em malha aberta.
MNA com AmpOp
Um AmpOp real pode ser representado pelo modelo equivalente indicado na Figura 2. Neste caso, a restrição dos seus elementos estabelecem as condições para a escolha do método de análise.
Porém, se o AmpOp é ideal e apresenta realimentação negativa – que reforça a característica de terra (curto-circuito) virtual, a análise
nodal