Ind stria petroqu mica
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Ana Clara Andrades
Camila Maciel
Débora Bertuzzi
João Victor Barbosa
Jordana Montágua
Thalia Cortina
INDÚSTRIA PETROQUÍMICA
SÃO LEOPOLDO
2015
Ana Clara Andrades
Camila Maciel
Débora Bertuzzi
João Victor Barbosa
Jordana Montágua
Thalia Cortina
INDÚSTRIA PETROQUÍMICA
Trabalho apresentado para a disciplina Introdução à Engenharia Química, pelo Curso de Engenharia Química da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, ministrada pelo professor Gabriel Meneghetti Fae Gomes.
São Leopoldo
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 Indústria petroquímica 5
2.1.1 Indústrias de 1º geração 5
2.1.2 Indústrias de 2º geração 6
2.1.3 Indústrias de 3º geração 6
2.2 Indústria petroquímica no Brasil 6
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1 INTRODUÇÃO A petroquímica é o setor industrial que obtém, através de operações e processos unitários, produtos derivados de petróleo e gases naturais e também de hidrocarbonetos orgânicos petrolíferos. Assim as principais matérias primas petroquímicas da primeira geração são a nafta, gás natural, gás refinado, gasóleo, os condensados e o gás natural liquefeito. Essas matérias primas se transformarão em produtos para a segunda geração petroquímica. As indústrias da segunda geração transformam os produtos petroquímicos básicos em produtos petroquímicos finais, ou seja, macromoléculas tais como; polietileno, SBR, resinas poliéster, estireno, polipropileno, entre outros. Esses polímeros posteriormente são utilizados, na terceira geração, para a produção de produtos finais.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Indústria petroquímica
O petróleo é inegavelmente uma das matérias-primas mais importantes do planeta, usada numa imensa lista de produtos que vão de medicamentos a pneus. Em estado natural, é composto principalmente por moléculas formadas por átomos de