Imp Rio Romano
A conotação do termo helenos veio com o seu ideal de cultura a mudar radicalmente. O sistema de educação helenística brotou sobretudo dos dois modelos pedagógicos que mais se distinguiram na Atenas do século IV: o modelo platónico e sobretudo o isocrático. E se esse sistema se manteve praticamente inalterável ao longo de tantos séculos, foi porque nele se puderam filtrar e harmonizar com o tempo os conteúdos ideológicos e programáticos destes dois mestres, por forma a adequá-los à formação integral da pessoa humana. De acordo com o ideal pedagógico de Platão, a educação escolar deveria ser universal, pública e destinar-se a formar o carácter do indivíduo de harmonia com os valores tradicionais e ideais da cidade.
2. Sintetize os motivos de extinção do Império Romano e como uma civilização urbana vai, pouco a pouco, transformando-se em uma população rural, protegida em castelos, dando início à Idade Média. Que transformações podem ser citadas como mais significativas nos aspectos educacionais e sócio-culturais, a partir dessa mudança?
A crise do escravismo foi o maior motivo para extinção do Império Romano, desde o final do século II, as guerras de conquistas praticamente cessaram, fato que diminuiu muito o número de escravos à venda. Que os tornou mais caros, Essa crise afetou duramente a agricultura e o artesanato, setores que dependiam do escravo para produzir em grande quantidade, pois visavam à exportação.
Do ponto de vista econômico, o Império entrou em crise sobretudo após o colapso do sistema escravista, que teve de ser substituído pelo sistema de colonato, que consistia na relação entre pessoas com precárias condições de subsistência e grandes proprietários de terras, que contratavam seus serviços e, em troca, ofereciam proteção e terras para o trabalho. Muitos proprietários que