Intera o G nica desenvolvimento
A interação gênica é o fenômeno em que vários genes interagem entre si para influenciar uma única característica. A interação gênica envolve graus variáveis de complexidade. Os casos mais simples,porém, resultam da interação entre dois genes que segregam independentemente.Em um estudo clássico realizado por Bateson e Punnett, ficou demonstrado que o caráter "tipo de crista" em galinhas, por exemplo, é determinado por dois genes independentes (que equivale a dois pares de alelos). O contrário da interação gênica é a pleiotropia, em que um par de alelos (ou seja, um único gene) determina ao mesmo tempo mais de um caráter do organismo. Epistasia (do Grego epi, sobre,stasia,parada, inibição) é simplesmente a interação entre genes. A epistasia ocorre quando a ação de um gene é modificado por um ou diversos genes que se associam independentemente.
Interação gênica : Quando genes diferentes juntam-se para expor uma característica.
Pseudo dominância : Falsa dominância, ou seja, seguido de uma mutação que poderia no caso ser uma deleção, por exemplo, expondo assim o outro gene.
Penetrância : Podendo ser completa ou incompleta. Completa: a doença é manifestada mesmo com a presença de um alelo que a impediria. Incompleta: a doença não se manifesta mesmo com todo material genético apresentando a possibilidade de a expor.
Expressividade : De uma forma bem simples é determinada pelo ambiente, o indivíduo possui dois genes e apenas um será ativado por necessidade.
Pleiotropia : Um gene pode controlar várias características e uma característica pode ser controlada por um único gene.
Epistasia : Quando um gene é capaz de inibir outro, sendo o inibido chamado de hipostático.
Interação Gênica na plumagem dos periquitos
Periquitos ondulados
Desde que os Periquitos Ondulados começaram a ser criados em cativeiro, surgiram e conseguiram-se fixar bastantes variedades destas aves que, se combinadas entre si, dão origem a um vastíssimo leque de cores e formas