atividade est gio fundamental
Muito se fala em relação a inserção da comunidade na escola, contudo, pouco se faz para que essa realidade seja efetiva, o que faz com haja um dilema em tudo isso pois, se, a participação da comunidade na escola pode ser considerada de grande importância em vários aspectos, porque ainda existem inúmeras escolas que não aderiram a este convívio?
Minhas observações me fizeram presenciar a combinação harmoniosa entre alunos, educadores, gestão e comunidade, com resultados que interferem direta e indiretamente nas práticas pedagógicas.
Dirigida por gestão democrática, a escola mantém ativos tanto o conselho da escola quanto a associação de pais e mestres, onde ambos contam com a participação ativa da comunidade e pais de alunos. As reuniões são periódicas, contudo a escola também convoca para reuniões fora de período para tratar de assuntos que interessem toda a comunidade, inclusive, colocando em pauta o debate para possíveis combinações entre ambos.
Com toda essa interação entre comunidade e escola pude perceber o resultado nas salas de aulas, onde, pais presentes colaboram para alunos mais dedicados.
Sabemos que a todo tempo estamos mudando, e mudanças e melhorias são sempre vindas, contudo, a escola, seu Projeto Político Pedagógico, educadores e educandos e a comunidade estão em constantes mudanças sempre buscando o aperfeiçoamento de suas práticas, o que poderia fazer parte de uma melhoria talvez, seria que 100% dos pais fossem ativos como a maioria já o faz, ou seja, fazendo parte ativamente da educação de seus filhos, colaborando assim para que a escola possa fazer a sua prática