Imp Rio Persa
550 a. C – Ciro conquista o território de Persia
539 a. C – Ciro conquista Babilônia - Ciro libertou os judeus do cativeiro da Babilônia, ordenado por Nabucodonosor, permitindo que esse povo regressasse à sua terra de origem.
539 a.C., Ciro libertou os judeus do cativeiro da Babilônia, ordenado por Nabucodonosor, permitindo que esse povo regressasse à sua terra de origem.
525 a. C – Cambises domina o Egito
A prematura morte de Cambises, no ano de 522 a.C., deixou o trono persa sem nenhum herdeiro direto.
500 a. C – Gregos expulsam os persas de suas terras
490 a.C., Dario tentou invadir a Grécia(100 mil soldados e navios de guerra e poucos gregos) mas foi derrotado pelos gregos na batalha de Maratona
480 e 479 a.C.- Xerxes derrotado nas batalhas de Salamina e Platéia.- A batalha de Salamina, ocorrida em 480 a.C., foi a mais importante daquelas travadas entre gregos e persas, haja vista que a marinha ateniense, liderada por Temístocles, conseguiu o grande feito de deter o avanço do poderoso exército de Xerxes. Começo do fim do império persa. Xerxes assasinado.
Imperadores após Xerxes estavam mais interessados em fazer dinheiro do que controlar o império.
Excesso de luxo – Fraqueza
Batalha de Issos(batalha final). Alexandre queimou o palácio principal em persepólis
332 a.C. Alexandre, o Grande, imperador da Macedônia que já havia tomado a Grécia, aproveitou o momento de fraqueza dos inimigos persas e empreendeu uma grande batalha para dominar todo o território outrora conquistado por eles, suscitando no fim da hegemonia persa no Oriente Médio. Batalha de Issos(batalha final)
330 a. C – Alexandre Magno conquista o Império Persa. -330 a.C., o líder macedônio Alexandre, o Grande já tinha conquistado também a Pérsia.
Ciro (560-530 a.C.)
Ciro não proibia as crenças nativas dos povos conquistados. Concedia alguma autonomia para as classes altas, que