Imp rio Persa
Os persas formaram uma importante civilização na antiguidade oriental, ocupando a região da Pérsia (atualmente Irã, Iraque e Turquia). Este povo dedicou-se às atividades comerciais, fazendo do comércio a principal fonte de desenvolvimento econômico.
Politíca:
A política no estado persa era toda dominada e feita pelo imperador (rei), soberano absoluto que mandava e controlava tudo e todos. O rei era considerado uma espécie de deus na Terra, desta forma, o poder era considerado de direito divino.
Religião (cultura):
A religião persa era dualista (existência do bem e mal) e tinha o nome de Zoroastrismo ou Masdeísmo. Esta religião foi criada em homenagem a Zoroastro ou Zaratrusta, o grande profeta e líder espiritual que criou a religião.
Economia:
Inicialmente, a economia persa baseava-se na agricultura(centeio, trigo e cevada) e na criação de gado.Com a expansão do Império, cada região ainda exercia suas atividades costumeiras. Entretanto, a unidade política imposta e a construção de estradas, que facilitou a comunicação entre as satrapias, incentivaram o crescimento das atividades artesanais e do comércio.Para facilitar as trocas mercantis, Dario mandou cunhar moedas de ouro, mas a quantidade foi insuficiente. Posteriormente, permitiu-se a cunhagem de moedas de prata, cuja quantidade ainda não atendia às necessidades do comércio.Na verdade, os reis persas, em vez de cunhar moedas, preferiam acumular tesouros em metais preciosos, obtido dos tributos arrecadados dos súditos. Sociais: A sociedade persa era dividida em rígidas camadas sociais. No topo da sociedade estava o rei, abaixo do rei estavam os aristocratas (sacerdotes, nobreza e os grandes comerciantes). Depois, a camada média da população