imigração mexicana nos EUA
INTRODUÇÃO
O século XX viu a ascensão dos Estados Unidos à condição de maior potência econômica e política do mundo. A conjuntura do período, com as duas grandes guerras mundiais e o colapso do socialismo, abriu espaço para a consolidação como Estado hegemônico no sistema internacional.
Este mesmo século XX foi palco para a acentuação das desigualdades entre países ricos e pobres. Mesmo que a qualidade de vida como um todo tenha melhorado com o avanço da ciência e as novas tecnologias, milhões de pessoas ao redor do mundo vivem em condições de miséria e sem expectativa de melhorias em curto prazo.
Em um mundo tão polarizado, um fenômeno já existente em séculos anteriores atingiu patamares extraordinários no último século: A imigração ilegal, sendo que a legalidade para estrangeiros é historicamente recente, tendo sido implantada nos Estados Unidos apenas na década de 1880.
Os Estados Unidos é idealizado por muitos como a “terra de oportunidades”, assim é sonhado por muitos poder viver o “American dream”. A cultura norte-americana é a mais difundida do mundo, com seus artistas, instituições e políticos sendo reconhecidos em todo o planeta, sendo que a evolução dos meios de comunicação – ocorrida no século XX - foi determinante nesta disseminação cultural e ideológica.
Tantos fatores tornaram os Estados Unidos uma espécie de imã de migrantes.
Imigração ilegal latino-americanos nos EUA.
A situação vivida pelos países latino-americanos, e principalmente pelos mesoamericanos, é resultado da política de colonização da região pelo capitalismo norte-americano. A pilhagem realizada pelos Estados Unidos por meio dos Tratados de Livre Comércio, das dívidas externas e das Zonas Francas, bem como suas políticas de segurança são em grande medida responsáveis pela pobreza e violência vividas nesses países.
Com a aprovação dos TLC's, os países da