Trabalho de geografia
Imigrantes nos
Estados Unidos da América
Fernanda de Paula
9° ano “A”
Os Estados Unidos da América foi o pais que recebeu a maior quantidade imigrantes da História da humanidade. A imigração começou no século XVII e até os dias de hoje é uma das maiores. O número de imigrantes que habitam o país atualmente (28 milhões) é recorde, desde 1970 esse número triplicou.
LATINO-AMERICANOS Os Estados Unidos continuam a ser a terra de entrada de milhões de imigrantes. Na atualidade, quem domina essa imigração são os latino-americanos e, em especial, os mexicanos. Vivem hoje quase 30 milhões de pessoas de origem mexicana nos EUA. Estados próximos ao México, como Arizona, Texas, Novo México, Califórnia e Flórida são, a cada ano, "inundados" com a entrada de novos imigrantes. O número de brasileiros nos EUA são de mais de 339.600. Cerca de 45 milhões de estadunidenses são, hoje, de origem latina. São mais numerosos que os negros e são o grupo étnico que mais cresce no País.
Nos últimos dez anos, o número de pessoas de origem hispânica vivendo nos EUA aumentou 45%. Na próxima década, prevê-se que o crescimento do grupo latino seja cinco vezes maior que o da média da população.
IMIGRAÇÃO MEXICANA NOS EUA
A fronteira dos EUA com o México tornou-se um ponto de encontro para imigrantes, que todos os dias tentam entrar nos EUA. Em quase toda essa faixa fronteiriça, existe um muro intercalado por trechos de arame farpado, controlado diuturnamente pela guarda de fronteira norte-americana e por sofisticados sistemas eletrônicos cujo objetivo é impedir a todo o custo a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos. A cada crise econômica mexicana, levas de imigrantes tentam passar ilegalmente pela fronteira de 5.000 km de extensão, obrigando os americanos a criar um sistema de vigilância sistemático. Trata-se principalmente dos "braceros", mão-de-obra não-especializada que vai para os EUA em busca de trabalho temporário.
A fronteira