Imigrantes que influenciaram o estado de São Paulo
A cidade de São Paulo é a mais multicultural do Brasil e uma das mais diversas do mundo. Fundada em 1554, por Anchieta e Nóbrega, com população indígena local e então colonizada por portugueses, sendo que desde o século XIX, aproximadamente 2,3 milhões de imigrantes chegaram ao estado, vindos de todas as partes do mundo. Atualmente, é a cidade com as maiores populações de origens étnicas portuguesa, italiana, japonesa, espanhola e libanesa fora de seus países respectivos. São Paulo tem desde bairros fundados por imigrantes até cidades no interior fundadas pelos mesmos, por exemplo: a cidade de Holambra(holandeses), Sud Menucci (italianos e suíços) e Bastos (japoneses).Os bairros paulistanos possuem também bastante expressão europeia, por exemplo: o distrito da Mooca, basicamente italiano, e inclusive, com sotaque próprio por conta da influência italiana, o distrito de Santo Amaro e o Brooklin, fundados por alemães, o bairro de Higienópolis, que abriga 40% dos judeus da cidade, Bom Retiro, lugar que abrigou uma diversidade de nacionalidades e que agora é reduto coreano ; e principalmente o bairro da Liberdade, predominante japonês, porém que recebe a cada ano imigrantes coreanos e chineses. É o segundo lugar no mundo com o maior número de asiáticos fora da Ásia, atrás apenas de Chinatown, EUA e possui também a maior comunidade japonesa fora do Japão.
Alguns Bairros e cidades que abrigaram , foram emancipados ou fundados por imigrantes , Países que foram de muita importancia para o desenvolvimento da cidade de são paulo .
Japão - O kasatu maru foi o primeiro navio a chegar ao Brasil (Santos) com imigrantes japoneses , chegou no dia 18 de junho de 1908 , vindo de kobe e trouxe a bordo 65 famílias que vieram trabalhar nos cafezais do oeste paulista . Nos primeiros sete anos , chegaram mais 3434 famílias (14.983 pessoas). Durante o início da Primeira Guerra Mundial , a imigração se intensificou ,