Imigrantes no brasil
Os portugueses representam o maior contingente de imigrantes entrados no Brasil. Calcula-se que devam viver atualmente, no país, 213.203 portugueses,37 concentrados nos grandes centros urbanos, com destaque especial para o Rio de Janeiro e São Paulo.
O fluxo imigratório português se acelerou a partir do ciclo do ouro, em Minas Gerais (século XVIII)
Imigrantes italianos
A imigração italiana no Brasil foi intensa, tendo como ápice a faixa de tempo entre os anos de 1880 e 1930. A maior parte do Imigrantes Italianos foram para São Paulo e para estados da região sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os italianos influenciaram muito na cultura, arquitetura, música e até na forma do paulistano falar.
Imigrantes japoneses
A imigração japonesa teve início em 1908, quando aportou no Brasil o navio Kasato Maru, com 165 famílias a bordo. Estabeleceram-se inicialmente no estado de São Paulo e depois no Pará, onde se desenvolve importante núcleo produtor de pimenta-do-reino (Tomé-Açu). Fixaram-se principalmente em colônias rurais, onde introduziram importantes inovações na indústria de hortifrutigranjeiros. Na cidade de São Paulo, foram se concentrando num bairro — a Liberdade —, que adquirindo características de sua cultura, perceptíveis principalmente nas ruas e cartazes.
Imigrantes alemães
As primeiras levas de imigrantes alemães chegaram em 1824 e, desde então, deram preferência à região Sul do Brasil, onde fundaram acolônia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A partir de 1850, foram se instalando em Santa Catarina, sobretudo no vale do Itajaí, onde surgiram Brusque, Joinville e Blumenau, cidades de marcantes características alemãs. Atualmente, a cidade de São Paulo, sobretudo nobairro de Santo Amaro,38 e os três estados sulinos abrigam quase a totalidade dos imigrantes alemães e seus descendentes brasileiros.38
Imigrantes espanhóis
Depois dos portugueses e italianos, é o terceiro maior contingente