IMAN E SEUS EFEITOS
O íman é um objeto conhecido por criar á sua volta um campo magnético, isto significa que, é constituído por um mineral designado de magnetite, no caso de ser um íman natural. Caso seja um íman artificial, é constituído por ferro, cobalto, níquel, entre outros materiais que sejam todos compostos por ferromagnéticos, isto é, que sejam facilmente conduzidos numa corrente elétrica.
Historicamente a magnetite tem origem de uma cidade Grega que desde a antiguidade tem sido retirada de depósitos, e por isso a palavra de expressão grega “magnítis líthos”, que tem por significado “Pedras de Magnésia”.
Todos os ímanes contém dois pólos que se distinguem, o Pólo norte e o Pólo Sul, a força magnética destes pólos pode repelar ou atrair outros ímanes, tudo depende da sua orientação. Isto é, quando se colocam dois ímanes com os pólos semelhantes juntos, estes repelem-se. E pelo contrário, quando se colocam dois ímanes com os pólos opostos juntos, estes atraem-se.
O íman é um material que atrai principalmente materiais formados por ferro, o níquel e o cobalto. Normalmente, a forma do íman ou é em barra ou em forma de ferradura.
É curioso que, a bússola é constituída por um pedaço de íman muito fino, em forma de agulha. Sabe-se que este é um instrumento de navegação que se utiliza para conhecer direções da terra. Assim, o pólo norte geográfico da Terra é, na verdade, o sul do íman, com isto, o pólo norte da bússola é atraído e faz apontar para norte.
WEBGRAFIA
Http://www.infopedia.pt/$iman
Http://macao.communications.museum