Eletromagnetismo
- Rever princípios físicos associados aos fenómenos de indução electromagnética;
- Verificar a produção de fluxo magnético quando uma bobina está alimentada com corrente contínua e com corrente alternada e analisar os seus efeito.;
-Clarificar a noção de campo magnético constante e variável;
- Verificar os diferentes níveis de fluxo no circuito magnético;
- Verificar e compreender o efeito de saturação do circuito magnético.
2 - Indução electromagnética, Lei de Faraday e Lei de Lenz
A indução electromagnética é o fenómeno que origina a produção de uma força electromotriz (f.e.m. ou voltagem) num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável, como também num meio móvel exposto a um campo magnético estático. Podemos afirmar também que quando o dito corpo é um condutor, produz-se uma corrente induzida.
Este fenómeno foi descoberto por Michael Faraday, afirmando que a magnitude da tensão induzida é proporcional à variação do fluxo magnético (Lei de Faraday).
Por outro lado, Heinrich Lenz comprovou que a corrente devida à força electromotriz induzida se opõe à mudança de fluxo magnético, de forma tal que a corrente tende a manter o fluxo. Isto é válido tanto para o caso em que a intensidade do fluxo varie, ou que o corpo condutor se mova em relação a ele.
Indução electromagnética é o princípio fundamental sobre o qual operam transformadores, geradores, motores eléctricos e a maioria das máquinas eléctricas.
Como exemplo, podemos testar este fenómeno pegando num íman e numa espira circular. Colocando um íman em movimento relativamente à espira faz variar o fluxo magnético das linhas de indução que atravessam a espira criando assim uma corrente induzida.
Φ – Fluxo; B – Vector Indução magnética; A – Área da espira.
Quando o íman está em movimento, este faz com que o fluxo magnético que sai do pólo Norte do íman entre com mais intensidade na espira e por sua