´Diversos
Introdução
À medida que uma onda se propaga, por mais intensa que seja a perturbação que lhe deu origem, uma parte da sua energia será absorvida pelo meio de propagação, isto é, a sua intensidade diminui. Repare-se que este facto é por mais evidente quando se utiliza o som para comunicar. Mais, uma onda sonora necessita de um meio material para se propagar: não se propaga no vazio. Mas esta limitação na comunicação de informação, nomeadamente a longas distâncias, está hoje completamente ultrapassada.
Na verdade qualquer sistema de telecomunicações, como o telefone, a rádio ou a televisão, transmitem informação, desde o emissor até ao receptor, através de ondas electromagnéticas que não necessitam de meio material para se propagarem e cuja absorção no ar é pequena.
Para compreender, por exemplo, como funcionam o microfone de indução e o altifalante, é necessário recorrer a grandezas físicas e conceitos que se estudam no electromagnetismo – campos magnético e eléctrico e correntes eléctricas. O electromagnetismo é o conjunto de fenómenos que resultam da acção combinada dos magnetes e da corrente eléctrica.
A comunicação é o acto ou efeito de comunicar informações. Com o aparecimento da escrita, o homem passou a comunicar através de mensagens escritas em pedras; mais tarde, o homem descobriu que codificando as mensagens em sinais visuais ou sonoros poderia aumentar a velocidade de comunicação. Posteriormente o homem avançou em busca de novos meios de comunicação, aos quais alcançou a telegrafia, o telefone, o rádio comunicação, os satélites, os cabos ópticos, a Internet, etc.
Fig. 1 – Campo magnético produzido por um íman natural
O que é o electromagnetismo?
As primeiras observações sobre fenómenos magnéticos realizaram-se na antiga cidade de Magnésia, na Ásia Menor, onde foram encontradas pedras-ímanes que tinham a propriedade de atrair peças de ferro. Mas as propriedades