Estudo para implantação de um servidor de e-mail em linux na universidade estadual de goiás
E-mail é uma forma de correspondência, cujas mensagens são de forma eletrônica. Ele é um sistema que permite que cada usuário da rede possua uma “caixa-postal”, ou seja, um espaço reservado em algum computador para receber mensagens eletrônicas enviadas por outros usuários que também possuem suas próprias caixas. Esse método é aplicado tanto aos sistemas que utilizam e-mails externo (internet), como para e-mails interno (intranet), que seria a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização.
O servidor de e-mail é que faz a gerência dos e-mails que são enviados e recebidos. Eles podem ser servidores Internet, onde e-mails enviados e recebidos podem ser transitados para qualquer lugar do mundo, ou servidores de correio de intranet onde as mensagens trafegam apenas dentro de uma instituição ou corporação.
Neste projeto será demonstrado como configurar um Servidor de e-mail, em Linux, que fornecerá serviços para rede de computadores da Universidade Estadual de Goiás – UEG, UnU de Pires do Rio. Tendo como importância a diminuição dos problemas referentes à segurança de dados, controle dos e-mails, vírus[1], spams[2], uso de espaço em disco, perda dos e-mails e de licenças com software proprietário.
São usados no servidor de e-mail os protocolos SMTP[3], POP[4] e IMAP[5] para enviar e receber mensagens. A partir daí, o servidor será aprimorado com recursos extras, como Webmail, Antivírus, Anti-spam, regras de processamento de e-mail e estratégias de backup.
O caminho escolhido para solucionar o problema foi montar um servidor baseado em softwares livres com o Postfix, SquirrelMail, Procmail, Clamav, SpamAssassin, MySQL e o GNU/Linux onde podem ser implementados os controles necessários sem a necessidade de aquisição de licenças de softwares.
Com o servidor configurado e funcionando corretamente, amenizará os problemas e serão alcançados os