Circuitos Elétricos
Introdução
Com este trabalho no âmbito da disciplina de física e química pretendo apresentar as propriedades dos ímanes.
Para começar vou definir o que é um íman que é um pedaço de metal com dois polos (o norte e o sul) com capacidade de atrair objetos metálicos.
Os ímanes podem se dividir em dois grupos os naturais ou seja aqueles que se encontram na natureza e já possuem capacidades magnéticas dos quais o mais conhecido é a “magnetita” e os artificiais são por exemplo o ferro que pode ser magnetizado.
Propriedades dos Ímanes
Os ímanes têm diferentes propriedades e as que eu vou falar neste trabalho vão ser:
Atracão e repulsão entre ímanes;
Indivisibilidade das polaridades dos ímanes;
Os polos magnéticos e a zona neutra.
Atracão e repulsão entre ímanes
Ao aproximar-mos dois ímanes iremos notar que os polos opostos (polo norte de um com o sul do outro) se atraem, ou seja fazem com que um íman vá contra o outro. Mas também se observa o contrário quando se aproximam dois polos iguais (o norte dos dois ímanes ou o sul) os ímanes repelem-se.
Indivisibilidade das polaridades dos ímanes
Em teoria é impossível ter algo totalmente positivo ou negativo, terá sempre que ter dois polos um positivo e um negativo. Nos ímanes acontece a mesma coisa temos de ter sempre dois polos. Quando partimos um íman ficamos com dois ímanes diferentes e cada um com dois polos.
Os polos magnéticos e a zona neutra
Todos os ímanes têm dois polos (um sul e um norte) onde a força magnética é maior, enquanto no centro do íman a força magnética é quase nula.
Magnetização por contacto e por influência
Magnetização por contacto
Um pedaço de ferro normal não tem propriedades magnéticas mas quando em contacto com um íman adquire parte das propriedades do íman
Magnetização por influência
Por exemplo quando um pedaço de ferro se encontra no meio de uma bobine ganha propriedades magnéticas como as dum íman, ou seja é