Imagem Publicitaria
Este anuncio tem como elementos estruturantes o slogan - “Ele é a cara chapada do pai” querendo dizer numa forma metafórica que a criança sofre de violência domestica. O outro elemento estruturante encontrado neste anuncio é uma imagem onde se observa uma criança com marcas de agressão.
Esta imagem representa a tristeza que permanece escondida no interior da criança pelas agressões sofridas. Este género de cores foi escolhida pois quer transmitir uma mensagem de tristeza e medo, a seleção de cores escuras e com a fotografia da criança em "sépia" deixa a imagem com um lado obscuro. A criança cheia de hematomas mas sem uma expressão definida que faz chegar ao interior das pessoas deixando-as a pensar acerca do assunto e a presença do peluche na fotografia passa uma imagem de inocência por parte do rapaz. O tipo de grafismo utilizado nesta imagem faz-nos relembrar a escrita de uma criança ao desenhar na parede. A expressão utilizada como “cara chapada” é normalmente dita pelas pessoas quando querem dizer que alguém é igual a outro mas neste caso ao olhar para a fotografia a expressão remete-nos a outro sentido, sentido esse de agressão , logo é uma metáfora.
A frase “transformar crianças agredidas em futuros agressores” leva-nos a ver que tudo isto é um ciclo vicioso e ao ser dito “Acabe com este vício. Contacte a APAV…” mostra que este anúncio publicitário esta a tentar acabar com este problema contactando a associação e assim ajudar dando apoio psicológico e jurídico. O texto apela que qualquer pessoa ligue dizendo que o serviço é gratuito e confidencial mas escrita de uma forma não comercial mas sim objetiva.
O anuncio apela para que a sociedade esteja informada acerca deste problema