A Construcao De Sentido Na Imagem Publicitaria Magda Ribeiro
Coordenação de Nara Magalhães e Isabel Travancas
A construção de sentido na imagem publicitária: o caso da marca Havaianas.1
Magda dos Santos Ribeiro
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
USP - Universidade de São Paulo
Resumo: O uso da imagem, na antropologia, tem sido cada vez mais diverso. Propomos neste trabalho a análise sistemática de imagens publicitárias, a partir da antropologia visual, com o objetivo de compreender de que maneira se dá a construção de sentido dentro do universo da comunicação e da propaganda e sua (re)significação pelos atores sociais. Para Roland Barthes entre as imagens mais propícias à análise estão as de publicidade, uma vez que constituem uma espécie de protótipo da imagem da mídia. Através da imagem publicitária é possível criar ou recriar situações cotidianas, construindo uma relação imaginária entre pessoas e objetos.
Neste trabalho serão analisados materiais impressos e audiovisuais produzidos com o objetivo de divulgar a marca brasileira de sandálias Havaianas. A marca escolhida, de grande força simbólica e vasta produção imagética, tem como peculiaridade o trânsito entre diferentes classes sociais e faixas etárias.
Palavras-Chave: imagem publicitária, mídia, consumo.
1
Trabalho apresentado na 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 01 e 04 de junho,
Porto Seguro, Bahia, Brasil.
Os sentidos na imagem publicitária
Podemos encontrar na publicidade uma das esferas através das quais se efetiva a produção e a reprodução da ordem cultural na sociedade contemporânea, para além de seu papel estritamente econômico, a publicidade manipula representações de gênero, faixas etárias, assim como práticas e valores, os quais constituem a matéria prima das imagens encontradas em anúncios e filmes comerciais.
Uma hipótese é que estes elementos ao serem incorporados à linguagem da publicidade, são re-elaborados, insuflados por novos