Ilustra o Digital
As ilustrações são imagens que acompanham, explicam, interpretam, acrescentam, informam, sintetizam ou simplesmente servem de decoração para um texto. O termo é usado para se referir a desenhos e pinturas, mas as fotografias também podem ser consideradas ilustrações. Além disso, a ilustração é um dos elementos que compõem o design gráfico.
Esse recurso gráfico é comum em jornais, revistas e livros, desempenhando papel fundamental na literatura infantil, por vezes sendo mais importantes que o próprio texto. As ilustrações também são parte imprescindível da publicidade e da propaganda.
Vale ressaltar que também existem ilustrações independentes de texto, onde a própria imagem consegue passar a informação principal.
A HISTÓRIA DA ILUSTRAÇÃO
É difícil estabelecer exatamente quando se iniciou a prática de ilustrar, mas o ser humano já registrava sua própria história, suas crenças e os seus costumes por meio de pinturas rupestres na pré-história (períodos paleolítico e neolítico). Muito tempo depois, já no século XV, alguns dos primeiros ilustradores e também artistas plásticos, como Albert Dürer, Hans Holbein, foram imprescindíveis para a popularização das ilustrações. Nesse período, pré-datado ao advento da fotografia, a ilustração era a forma corrente de registro, por imagem, de determinada cena, local ou ser vivo.
Com a invenção de Gutemberg, um aparato mecânico móvel para impressão, a prática da produção de livros em série criou uma demanda por profissionais capazes de ilustrar de maneira que atendesse o padrão da imprensa, que limitava as possibilidades de material e cores do artista. É comum citar esse momento como o surgimento da profissão do ilustrador.
A ILUSTRAÇÃO DIGITAL
De acordo com Castagini (2010), "a inserção do design gráfico no mercado, as ilustrações se misturam com ícones, mascotes, logotipos e layouts, aumentando o campo de atuação do ilustrador e redefinindo as fronteiras da ilustração.”
A ilustração digital se trata de uma