Iluminação
Iluminação de 3 pontos
Eduardo Baptista coluna Fique Ligado, revista Zoom Magazine
O que você faz quando tenta entender o que determinada pessoa disse, muito baixo, em uma gravação de áudio? Aumenta o volume, com certeza. Ainda assim, não sendo possível entender claramente, você aumentará um pouco mais o volume. Você pode, com isso, até entender finalmente o que foi dito, mas, juntamente com a voz da pessoa, ouvirá, ampliados, todos os ruídos ali existentes, além de um chiado constante, de fundo. Este fato, trazido para o mundo das imagens de vídeo, é o que acontece com a câmera gravando com pouca luz. Você pode até enxergar claramente as imagens, mas, juntamente com elas, enxergará também uma grande quantidade de 'ruído' de vídeo: as superfícies tornam-se bastante granuladas, com pouca definição. Isto acontece quando o mecanismo automático de exposição da câmera (chamado ganho ou gain) está ativado: da mesma forma que você aumenta o volume do som para entender a voz gravada, este mecanismo aumenta o 'volume' do vídeo a ser gravado, para que as imagens fiquem claras. Uma das formas de se evitar isto é aumentar o nível de iluminação da cena (equivaleria a pedir para a pessoa falar mais alto no exemplo da gravação). E um dos esquemas mais simples utilizados em iluminação é o chamado "3 pontos".
O que vem a ser um sistema de iluminação de 3 pontos? Como o nome diz, é um sistema formado por 3 fontes de luz, posicionadas sobre a pessoa a ser gravada. Cada uma dessas luzes recebe um nome específico: a luz principal, a luz de preenchimento e a contra-luz. Vamos a seguir analisar cada uma delas.
Luz principal
Também conhecida pelos nomes key light, luz frontal, luz chave ou luz primária, é a luz mais importante das três, localizada à frente da pessoa a ser gravada. É ela que define a iluminação básica da cena. Na maioria das vezes utiliza-se aqui uma luz direta e concentrada (é o tipo de luz que se chama dura), causando, individualmente