Iluminação
Iluminação natural
Vulgarmente chamada por luz natural, que pode ser obtida através de portas, janelas e claraboias. Este tipo de iluminação está limitado pelas horas do dia e pelas estações do ano que influenciam o brilho e intensidade.
Iluminação ambiente
A iluminação do ambiente é o tipo de iluminação que ilumina uma zona da casa na sua totalidade. Uma boa solução reside na instalação de um redutor com várias luzes “recessed” de modo a ajustar o brilho de forma flexível.
Exemplos deste tipo de iluminação têm: downlightsrecessed, arruelas da parede, candelabros, entre outras.
Iluminação da tarefa
A iluminação da tarefa tem como objetivo auxilia-lo em tarefas como por exemplo trabalhos manuais, leitura, etc. O objetivo principal é evitar o cansaço visual. Uma boa solução é o tipo de iluminação com a possibilidade de regular a intensidade do brilho.
Exemplos deste tipo de iluminação são: luzes sob armários, eliminação de valência, luzes pendentes, entre outras.
Iluminação de destaque
Este tipo de iluminação tem como objetivo iluminar de forma focalizada um objeto como por exemplo, esculturas, quadros, peças de arte, ou elementos arquitetônicos. A Iluminação de destaque deve ser aproximadamente três vezes mais brilhante que uma iluminação ambiente.
Considerações técnicas
Cada ambiente precisa ter seu projeto de iluminação específico, pois variará a dimensão do espaço, utilização, e o retorno de quem vai frequentar o espaço.
A iluminância por tarefas visuais é determinada segundo a NBR 5382 que vai desde áreas públicas com arredores escuros até tarefas visuais muito especiais como uma cirurgia que chega a uma necessidade de 20.000 lux.
Existem