Iluminação design de interiores
Muitas vezes, um ambientes está com boa distribuição, proporção adequada dos móveis, cores harmoniosas e, mesmo assim, a impressão não é agradável. O problema, com certeza está na iluminação, que pode estar muito clara, muito escura ou mal distribuída.
A casa ou apartamento deve sempre ter um aspecto acolhedor, tanto para os moradores como para as visitas. E nenhum outro elemento contribui tanto para este quesito quanto uma boa iluminação. Aliás a própria decoração depende da iluminação, porque os pontos de luze tomadas já definem as posições de vários elementos, como mesas laterais, bancadas, etc. Por isso, a arquitetura precisa ser estudada com atenção, observando-se os nichos, os recortes, colunas, vigas, divisões de ambientes, etc.
Lembre-se uma iluminação agradável é aquela que clareia o ambiente sem agredir a visão das pessoas. Uma boa solução é utilizar luminárias que escondem as lâmpadas sem comprometer a luminosidade.
Uma análise cuidadosa das condições de luz natural, que erá controlada através de persianas e cortinas, também é fundamental e irá influir na quantidade necessária de luz artificial. A primeira coisa a fazer, é determinar a função do espaço a ser iluminado. Isto vai ajudar a definir o nível de claridade necessário; se o espaço será usado por mais de uma pessoa. quais atividades serão realizadas e as condições gerais do ambiente: luz