Ilumina o de Jardins
Iluminação de Jardins
Trabalho apresentado à disciplina de Projeto Conforto II
Sumário
Introdução 4
Análise do projeto paisagístico 5
Características da Vegetação 5
Composições e Caminhos de Luz 6
Criando efeitos 7
Lâmpadas 10
Luminárias 13
Inovações 15
Dicas 16
Colorido com parcimônia 17
Conclusão 19
Bibliografia 20
Introdução
A iluminação desempenha um papel preponderante na decoração e constituição de um jardim, fazendo com que este tenha uma aparência mais requintada e luxuosa e faz também toda diferença para a beleza da casa, destacando os detalhes do projeto paisagístico da mesma.
O projeto de uma iluminação de jardins pode seguir os mais diferentes estilos e não há regras fixas para o planejamento luminotécnico, mas levando em consideração algumas questões e seguindo algumas dicas é possível fazer um bom projeto e valorizar a área externa da casa. Deve-se sempre certificar-se, também, que o projeto está atendendo todas as necessidades e cumprindo o propósito de garantir uma maior segurança para as peças e sendo, ao mesmo tempo, uma opção muito elegante e econômica.
Para começar é preciso compreender quais são os principais objetivos do projeto, implica também em considerar não só os problemas de ordem luminotécnica, mas também questões técnicas paisagísticas, como conhecer os tipos de plantas que compõem o espaço, seu crescimento, estação do ano, comportamento das espécies sob a temperatura das lâmpadas, além das questões de ordem plástica e conceitual. Um roteiro básico que pode ser usado deve considerar:
Análise do projeto paisagístico
Características da vegetação
Elementos de composição da luz
Técnicas de iluminação criando efeitos
Escolha de lâmpadas e equipamentos
Cuidados com a manutenção, segurança e consumo de energia
Tendências futuras
Análise do projeto paisagístico
Para dar início à um projeto luminotécnico levantar algumas questões é