Silepe
2327 palavras
10 páginas
ARCANO 19 – Coph (alfabeto hebraico) Vulgar O Sol
Cagliostro Felicidade
S. Germano Pacificação
Anjo da Palavra (JHS) a Realeza. Equilíbrio do andrógino divino no aprisionamento da libertação. Liberdade condicional
Letra hebraica Coph: Corresponde ao K e tem o sentido de Felicidade. O símbolo dessa letra é um Machado. Essa ferramenta serve para romper o teto da lâmina anterior e libertar o discípulo do aprisionamento das nidhânas lunares. Astrologicamente pertence ao signo de peixes
Este arcano é o primeiro dos triângulos de transição do sistema do tarô, ou seja, os dezoito primeiros são arcanos próprios, pertencentes ao mundo da humanidade caída, mas a partir deste 19º até o 22º, constituem o esquema do mundo primordial, NÃO MANCHADO PELA QUEDA. Estes quatro últimos arcanos maiores são menos nebulosos e mais exatos, falam de períodos mais definidos da evolução humana e suas condições. O simbolismo deste arcano é simples: A luz dos influxos superiores ilumina os seres humanos que perderam a malícia dos homens comuns (espiritualmente não desabrochados).
O Arc. 19 representa o Sol, a verdadeira luz, o ouro filosófico que exprime o mundo divino, o céu supremo, a conquista da luz iniciática.
É figurado por um Sol radiante que lança seus raios sobre a Terra e as crianças, imagem da inocência, que se prendem pela mão, no meio de um círculo esmaltado de flores. É o símbolo da felicidade que a simplicidade da vida e a moderação dos desejos prometem. O equilíbrio do Andrógino Divino, o aprisionamento da libertação. Representa o homem perfeito como Andrógino. Estado de plenitude espiritual. O amor perfeito.
O Homem que se torna Santuário do Senhor; torna-se Luz. Projeta Luz do Sol Interno. Conhece a
Verdade Sagrada. Este Arcano representa o Sol dos Sóis. Os Gêmeos; o encontro de Fohat e
Kundalini. Sol no sentido da máxima abstração e não no antropomorfo, condicionado.
Simbologia
Depois de passar pela escuridão da Lua (Arc. 18) o