A Forma O Humana Dos Engenheiros De Produ O
Maria Alice F. Rainho - alice@pep.ufrj.br
Departamento de Engenharia de Produção – DEI/UFRJ Av. Brig. Trompovsky, s/n Centro de Tecnologia
Sala F-122– Rio de Janeiro – RJ – CEP 21945-970
Mário Fernando Petzhold
Departamento de Engenharia de Produção – DEI/UFRJ Av. Brig. Trompovsky, s/n Centro de Tecnologia
Sala F-122– Rio de Janeiro – RJ – CEP 21945-970
Resumo. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da experiência de utilizar a técnica de dinâmica de grupo como recurso didático nas aulas de Psicologia e Sociologia Industrial e Gerência de Recursos Humanos em
12 turmas do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro durante os anos de 1995 a 2000. A utilização da técnica de dinâmica de grupo trouxe uma maior fixação do conteúdo programático dessas disciplinas e também informações básicas para os alunos participarem dos processos seletivos das empresas que recrutam estagiários no mercado.
Palavras-chave: Formação Universitária, Competências, Mercado de Trabalho
1. Introdução
Nas últimas duas décadas, o mundo vem passando por transformações nas relações de trabalho. As exigências do mercado fez com que vários profissionais retornassem para as salas de aula para tentar alcançar a empregabilidade que tanto se fala hoje em dia. Este conceito surge para caracterizar o profissional que possui competências e habilidades necessárias para manter e se colocar no mercado de trabalho a qualquer momento. (Chiavenato,1999)
A globalização vem promovendo profundas mudanças na forma de gestão de pessoas e consequentemente redefinindo a maneira como os gerentes, supervisores lideram seus subordinados. Se a globalização exige novas habilidades dos trabalhadores, fazse necessário que estes sejam formados desde cedo, nas universidades, para que possam desenvolver as competências para o exercício de suas profissões.
A maioria dos problemas que os jovens profissionais encontram no mercado de